Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (88) 9 9407-7165

Encontre o que deseja

NO AR

Rádio Web Jaguar

    Política

Dez municípios cearenses devem reduzir número de vereadores. Aracati na relação.

Publicada em 04/04/24 as 20:44h por Rádio Web Jaguar - 68 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:

Os municípios de Acarape, Aracati e Maranguape vão sofrer redução no número de vereadores nas Câmaras Municipais. A diminuição do quantitativo de parlamentares será válida já nas eleições de 2024.

 

A quantidade irregular de vereadores nas casas legislativas municipais foi detectado pelo Ministério Público, por meio dos Centros de Apoio Operacional da Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (CAODPP) e Eleitoral (Caopel), em julho de 2023.

 

Mais outros sete municípios cearenses devem diminuir o total de vereadores nos legislativos municipais.

 

A diminuição do número de parlamentares nas câmaras dessas cidades atende a Constituição Federal, que exige que o número de vereadores seja proporcional à população dos municípios.

 

Acarape, que conta atualmente com 11 vereadores, deverá ter nove membros no mandato eletivo de 2025-2028, Aracati reduzirá o número de parlamentares de 16 para 15, e Maranguape de 19 para 17.

 

Em outras três cidades – Barroquinha, Catarina e Saboeiro – a Justiça acatou ações civis públicas ajuizadas pelo MP do Ceará e determinou que sejam adotadas as medidas necessárias para implementar o número limite de vereadores nas câmaras municipais, conforme prevê a Constituição Federal.

 

O Ministério Público também vem atuando para que em Acopiara, Auiaba, Alto Santo e Graça a redução do número de parlamentares ocorra.

 

A constatação do número irregular de vereadores ocorreu após consulta aos dados da população dos municípios cearenses no Censo Demográfico de 2022 e o número de vereadores das Câmaras Municipais na legislatura atual no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Assim, segundo o MPCE, os dez municípios citados precisariam reduzir o número de vagas de vereadores para as eleições municipais de 2024.

 

Segundo o MPCE, os municípios de Aiuaba, Alto Santo, Barroquinha, Catarina, Graça e Saboeiro, que contam atualmente com 11 vereadores, deverão ter nove parlamentares no exercício de 2025 a 2028. Já Acopiara, que possui 15 vereadores, deverá ter 13 segundo a Constituição Federal.

 

 

 

Postado por: Radialista Sérgio Adriano


Fonte: https://anoticiadoceara.com.br/

 

 

 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nossos Parceiros

 
 
 

Nosso Whatsapp

 (88) 9 9407-7165

Visitas: 2647 | Usuários Online: 5

Todos os direitos reservados